top of page

DESAFIOS NA CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZADOS (PESSOA JURÍDICA) NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO SETOR DE INFRAESTRUTURA

 

INTRODUÇÃO

 

A terceirização de serviços tornou-se uma prática comum na indústria da construção civil, especialmente quando se trata de empreendimentos complexos, como projetos de infraestrutura.

 

Contratar empresas terceirizadas (pessoas jurídicas) pode oferecer flexibilidade, especialização e otimização de custos. No entanto, essa abordagem não está isenta de desafios e riscos que afetam diretamente a eficiência e a qualidade dos projetos.

 

DESAFIOS NA CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZADOS (PESSOA JURÍDICA) NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

Dentre os principais desafios e riscos envolvidos nesse tipo de contratação, podemos destacar:

 

1. Falta de Controle Direto

 

A terceirização muitas vezes significa uma falta de controle direto sobre as operações diárias da equipe terceirizada. Isso pode resultar em dificuldades na garantia da qualidade, no cumprimento de prazos e na supervisão adequada das atividades.

 

2. Risco de Dependência Excessiva

 

Muitas empresas terceirizadas, quando pequenas, acabam dependendo quase que única e exclusivamente da contratante (construção de médio e grande porte) e essa dependência excessiva pode expor as empresas a riscos significativos, especialmente quando essas empresas enfrentam problemas financeiros ou de descontinuidade operacional.

A instabilidade nas operações dos terceirizados pode levar a atrasos nos projetos e, em alguns casos, à interrupção completa daquela atividade terceirizada.

 

3. Responsabilidade Trabalhista e Legal

 

A gestão dos aspectos trabalhistas e legais, como direitos trabalhistas, seguros e responsabilidade civil, é uma tarefa desafiadora quando se lida com várias empresas terceirizadas.

 

Se a construtora (contratada principal) não fizer uma gestão adequada e eficiente da documentação trabalhista e previdenciária dos funcionários da terceirizada, ela corre o risco de responder por demandas trabalhistas, multas contratuais e ainda ter sua reputação prejudicada junto à empresa contratante.

 

4. Padrões de Qualidade Variáveis

 

A diversidade de práticas e padrões de qualidade entre diferentes empresas terceirizadas também pode resultar em inconsistências na entrega do projeto, então, na hora de contratar uma terceirizada é importante que a construtora “imponha” na contratação o seu procedimento interno de práticas e padrões de qualidade a serem seguidos pela terceirizada, caso contrário, a qualidade final da construção pode ser comprometida, afetando a satisfação do cliente e a reputação da empresa construtora.

 

ESTRATÉGIAS PARA MITIGAR OS DESAFIOS

 

Levando em consideração os desafios e riscos acima mencionados, sugerimos que as construtoras adotem as seguintes medidas para mitigar a ocorrência desses riscos:

 

1. Ter uma Gestão de Contratos Eficiente

 

A adoção de minutas padrão de contratos, com cláusulas claras, objetivas e abrangentes, que detalhem expectativas, padrões de qualidade e penalidades por não cumprimento ajudam a mitigar os riscos acima mencionados.

 

2.  Diversificação de Parceiros Terceirizados

 

Evitar depender excessivamente de uma única empresa terceirizada também ajuda, a concorrência entre empresas terceirizadas tende a fomentar uma entrega melhor e mais qualificada, sem contar na diluição dos riscos, quando se tem mais de um terceirizado contratado.

 

3.  Monitoramento e Fiscalização Rigorosos

 

Implementar sistemas eficientes de monitoramento e de fiscalização da contratação ajudam a garantir o cumprimento de prazos, padrões de qualidade e regulamentações trabalhistas.

 

4. Auditorias Regulares

 

Realizar auditorias regulares para avaliar o desempenho e a conformidade das empresas terceirizadas com os requisitos contratuais e legais também é uma prática eficiente para reduzir os riscos de inadimplemento ou de entregas com má qualidade.

 

CONCLUSÃO

 

Embora a terceirização de serviços na construção civil ofereça benefícios notáveis é imperativo se ter em mente os desafios associados a essa prática.

 

A gestão eficiente, a adoção de contratos bem elaborados e uma abordagem proativa na mitigação de riscos são cruciais para garantir que a contratação de terceirizados (pessoa jurídica) na construção civil, especialmente na área de infraestrutura, resulte em projetos bem-sucedidos, eficientes e de alta qualidade.

 

O SHIBATA ADVOGADOS se coloca à disposição para ajudá-los, oferecendo suporte especializado para nossos clientes, visando a orientação e a resolução de questões contratuais que possam surgir na contratação dos terceirizados.



CONSTRUÇÃO-CIVIL-INFRAESTRUTURA-DESAFIOS-CONTRATAÇÃO-TERCEIRIZADOS-PESSOA-JURÍDICA
CONSTRUÇÃO-CIVIL-INFRAESTRUTURA-DESAFIOS-CONTRATAÇÃO-TERCEIRIZADOS-PESSOA-JURÍDICA

Comments


bottom of page