#ODR (Online Dispute Resolution)
Mas o que é #ODR?
Nada mais é que um procedimento/meio que utiliza o apoio da tecnologia para solução amigável de disputas.
A primeira iniciativa de ODR ocorreu nos EUA, em 1996, e apesar de ter sido criada para resolver disputas decorrentes do uso da internet, a ODR (ou meios online de resolução de conflitos) pode ser usada para resolver qualquer tipo de conflito.
Os exemplos mais evidentes e de sucesso de #ODR’s utilizados nos EUA são do eBay e da Amazon.
E muitos não sabem que aqui no Brasil, o Governo Brasileiro teve uma iniciativa inovadora ao criar o “www.consumidor.gov.br“, que nada mais é que uma ODR, voltada às relações de consumo.
As pessoas estão tão acostumadas a recorrer ao Poder Judiciário para resolver seus conflitos, mas muitos meios alternativos já foram criados para se buscar uma solução mais rápida, eficiente e muitas vezes mais barata para os conflitos do dia a dia, tais como as #ADR’s (“Alternative Dispute Resolution”, ou seja, meios alternativos de resolução de conflitos, conhecidas, na prática como #negociação, #conciliação, #mediação e #arbitragem) e as #ODR’s.
E você, sabia que as soluções online de conflitos dadas pelo eBay, pela @AMAZON e pelo “www.consumidor.gov.br” decorriam de uma ODR?